A acne é um quadro inflamatório que, comumente, atinge peles mais oleosas. A dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo afirmou que as lesões podem surgir em qualquer parte do corpo e explicou o que é a doença e como deve ser realizado o tratamento das espinhas e cravos, seja o seu quadro mais suave ou mais severo. Confira!

Entenda o que é acne e como ela pode se desenvolver pelo corpo

De acordo com a médica, a acne é uma doença inflamatória da unidade pilossebácea, estrutura encontrada sobre toda a superfície da pele. “O quadro pode se desenvolver, principalmente, por quatro mecanismos: aumento na produção e alteração da qualidade do sebo, colonização por bactérias ou, ainda, pela hiperqueratinização folicular inflamatória - que consiste na produção excessiva de células mortas que apresentam queratina”, esclareceu, frisando que áreas como rosto, costas e região central do tórax são comumente afetadas.
Segundo a Dra. Lilia, o aumento da oleosidade é um dos principais fatores que leva ao surgimento da acne. "Também é comum em pacientes que têm a pele do corpo oleosa, os que costumam usar produtos gordurosos - como hidratantes e protetores solares densos; assim como o clima quente, que colabora para o quadro", explicou.

Saiba como deve ser realizado o tratamento de espinhas pelo corpo

De acordo com a dermatologista, casos leves podem ser tratados com sabonetes que contenham hidroxiácidos, como o ácido salicílico e o LHA. “Além disso, produtos em texturas fluidas, géis ou séruns contendo ácido retinoico e seus derivados são muito úteis no tratamento e prevenção de novas lesões. Os antibióticos tópicos também são uma opção, mas os novos guidelines reforçam que o uso desses medicamentos deve ser feito apenas quando combinado a peróxido de benzoíla e por períodos curtos, para evitar resistência bacteriana”, explicou.

Descubra outras alternativas indicadas para o tratamento da acne

Segundo a médica, existem algumas alternativas de tratamentos e cada um é indicado para uma característica de caso:
- Lesões muito extensas ou exuberantes, como espinhas inflamadas, podem e devem ser tratadas com medicamentos sistêmicos – ex.: comprimidos;
- Mulheres podem ser acompanhadas por tratamentos hormonais, com pílulas anticoncepcionais de ação antiandrogênica;
- Antibióticos podem ser úteis por períodos determinados - geralmente de 8 a 16 semanas - e sempre associados ao uso de produtos tópicos;
- A isotretinoína oral atua sobre os quatro principais fatores que causam a acne e promove a cura das lesões de maneira muito eficaz , sendo especialmente indicada em quadros muitos extensos e resistentes a outras formas de tratamento.
Não se esqueça de que é extremamente importante se consultar com um dermatologista para que o quadro seja avaliado. Depois do diagnóstico será decidido, então, a melhor opção de tratamento!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.