Você provavelmente já se pegou perguntando o que pode ser a dor de ouvido ou vendo alguém nesse impasse. A verdade, é que ela pode surgir de diversas intensidades, em uma ou nas duas orelhas e ainda mais, estar ligada com muitas razões, não só necessariamente no ouvido, como também em regiões próximas, como a garganta ou até mesmo os dentes.
Normalmente, são pequenos incômodos que desaparecem muito rápido, mas como dito anteriormente, o quadro pode contar com dores mais intensas, sendo assim, é imprescindível procurar um médico para descobrir qual é o seu tipo de problema e se tem realmente a ver com o ouvido (causa otológica) ou não.
1) Quais são as principais causas otológicas para a dor de ouvido?
Como foi citado, causa otológica trata-se do ouvido, ou seja, nesse caso, de problemas que têm origem nele ou que precisam de cuidados diretamente nesse local, as mais comuns são infecções. Para compreender melhor, vale lembrar que o ouvido costuma ser dividido em três partes, externo, médio e interno.
Veja a seguir quais são as quatro principais causas, sintomas e tratamentos para a dor de ouvido:
- Otite externa: é uma infecção do canal do ouvido externo que pode ser tratada por um médico, com remédios e orientações. Geralmente, é algo que pode ser resolvido em dias ou semanas, dependendo do quadro. Os sintomas, além da dor, envolvem a pele mais avermelhada e calor, mas algumas pessoas podem ter coceira e inchaço.
- Otite média aguda: Essa infecção atinge o ouvido médio e geralmente, é causa por uma bactéria ou o acúmulo de líquido. Além disso, pode ter sua origem por infecções virais do trato respiratório, como as famosas gripes. Normalmente, atinge mais as crianças e é acompanhada de outros sintomas além da dor de ouvido, como febre e perda auditiva temporária, podendo ser tratada com orientação médica, com remédios, mas depende muito do caso, pois em alguns, apenas recomendações são passadas.
- Obstrução no ouvido externo: Pode ocorrer a obstrução do ouvido externo por conta de um corpo estranho e até mesmo pela cera do ouvido, que é uma das causas mais comuns. Nesse caso, o médico avaliará o método mais eficiente de limpeza do local, pois se o tímpano estiver perfurado, o método de eliminação da cera pode variar e ser necessário o uso de um instrumento adequado.
- Otite média crônica: outros tipos de otites podem ocorrer, como a média crônica, que pode comprometer muito a audição, essa infecção geralmente é provocada por uma lesão do tímpano e merece muita atenção, pois seu quadro de gravidade depende muito do tipo de lesão e qual região exatamente foi atingida.Além de poder comprometer a audição, pode ter complicações, como o aumento de secreção e inflamações. O seu tratamento envolve uma limpeza do local pelo médico, entre outros processos que podem ser necessários como operações e o acompanhamento de antibióticos.
2) Quais são outros motivos para a dor?
Outras razões para que as dores ou incômodos nos ouvidos surjam e que não possuem ligação apenas com eles como as causas citadas anteriormente, estão ligadas principalmente com gripes e resfriados, como a infecção na garganta e problemas dentários, como cáries, infecções, complicações com próteses, entre outros.
Quando estão ligadas com outras causas, o tratamento pode variar muito, afinal, o sintoma passa a não ser apenas a dor de ouvido, como no caso de gripes, onde a pessoa também sente dores pelo corpo, fadiga e febre. De qualquer forma, é imprescindível recorrer a um médico e ter cautela ao realizar a limpeza do ouvido, pois a dor também pode estar relacionada com o uso inadequado de cotonetes ou a introdução de outros objetos, como palitos, entre diversos itens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário. É muito importante para nós